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sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Dormir pouco aumenta o apetite e a obesidade

Você sabia que dormir menos que o necessário mexe com hormônios que podem aumentar o apetite e favorecer a obesidade?

Universidade Estadual da Pensilvânia realizou uma grande revisão de estudos médicos, publicada na revista "Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics".
Foram elaboradas tabelas comparativas sobre o funcionamento do metabolismo e o consumo energético dos pacientes, onde constatou-se que os níveis de hormônios como a Grelina (controla a fome) subiram e os de Leptina (age sobre o apetite e o gasto de energiadiminuíram durante a privação de sono, o que pode agir sobre o ganho de peso.

Foram analisados também as taxas de insulina (hormônio do pâncreas, que quebra o açúcar), glicose (açúcar) e cortisol (hormônio do estresse) e foi encontrada uma menor sensibilidade à insulina, o que pode elevar o risco de diabetes.

Percebe-se então que reeducação alimentar e a prática de exercícios são fundamentais para o processo de emagrecimento, porém não é só isso que conta. Mudar a rotina diária para adoção de melhores hábitos de sono, também ajudam a regular o balanço energético.

Outro dado alarmante: estudos americanos apontam que mais de 35% dos adultos estão obesos e 28% dormem menos de 6 horas por noite.


A longo prazo, a privação do sono pode comprometer seriamente a saúde, uma vez que é durante o sono que são produzidos alguns hormônios que desempenham papéis vitais no funcionamento de nosso organismo. Por exemplo, o pico de produção do hormônio do crescimento (também conhecido como GH, de sua sigla em inglês, Growth Hormone) ocorre durante a primeira fase do sono profundo, aproximadamente meia hora após uma pessoa dormir.

Entre outras funções, ele ajuda a manter o tônus muscular, evita o acúmulo de gordura, melhora o desempenho físico e combate a osteoporose. Estudos provam que indivíduos que dormem pouco reduzem o tempo de sono profundo e, em conseqüência, a fabricação do hormônio do crescimento.

Que tal reorganizar a sua vida e ser mais saudável?

Grande abraço.
Dani

Fonte:
http://cyberdiet.terra.com.br
http://g1.globo.com/bemestar

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