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segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

10 dicas que auxiliam no emagrecimento saudável e definitivo


Com a autoestima abalada, muitas pessoas são estimuladas a inúmeros sacrifícios para perder peso, e frequentemente desistem no meio da dieta. O melhor caminho para a dieta não se torne um pesadelo são as pequenas mudanças de hábito, que reeducam o corpo e a mente. Confira as 10 dicas simples que auxiliam no emagrecimento saudável, definitivo e sem frustrações.

1. Diminua a retenção hídrica
Alimentos industrializados contendo sódio e o sedentarismo podem resultar em "falsos quilos" e os sintomas são geralmente a sensação de barriga estufada e pernas pesadas.
Dicas para prevenir ou tratar a retenção hídrica:
·         - Ingira até 500ml/dia de chás diuréticos no seu planejamento alimentar;
·         - Diminua o sal e utilize outros temperos como alho, cebola e ervas aromáticas;
·         - Polvilhe 1 colher de sopa de linhaça nos alimentos, pois ela é antiinflamatória.
2. Aumente a sensação de saciedade comendo alimentos "volumosos" e com fibras, mas de menor teor calórico.
·         –Prefira cereais integrais e linhaça, que favorecem o funcionamento do intestino;
·         –Selecione frutas com poder laxativo, pois promovem uma limpeza e elimina toxinas;
·         –Coma devagar e mastigue bem os alimentos.
3. Alimente-se frequentemente
Alimentar-se a cada 3 horas ajuda a evitar os "ataques à geladeira", pois mantém o metabolismo ativo e saciado. Ficar em jejum por um longo período pode significar aumento do peso, pois, nessa situação, o corpo não sabe quando receberá alimentos novamente e reduz o ritmo do metabolismo para poupar energia.
Dicas de lanches:
·         - 4 cookies integrais e 1 copo de chá de frutas;
·         - 1 copo de suco natural ou vitamina de soja light;
·         - 1 fruta fresca: maçã e pêssego são boas opções.
4. Alimente-se mais de alimentos com baixo índice glicêmico!
Não são apenas as calorias dos alimentos que os tornam engordativos. O índice glicêmico está ligado ao ganho de peso, pois define a capacidade de um alimento aumentar os níveis de açúcar no sangue e promove uma falsa sensação de saciedade que dura, no máximo, 2 horas.
Alimentos de baixo ou moderado índice glicêmico: pão e macarrão integrais, feijão, lentilha, goiaba, limão, maçã, maracujá e morango.
5. Equilibre os grupos alimentares!
Os grupos alimentares que devem estar presentes nas refeições são as proteínas, os carboidratos e as gorduras. Já as leguminosas deve estar presente em 1 das refeições do dia.
6. Comece pela salada!
A ordem do consumo dos alimentos em uma refeição também interfere na saciedade e na perda de peso. Comece pela salada, depois coma a carne e deixe por último a fonte de carboidratos.
7. Diminua a ingestão de gordura saturada!
Seja criativo e faça em casa receitas de hambúrguer e pizza integral com ingredientes pouco calóricos e sem óleo.
8. Reduza as calorias em restaurantes!
·         Nos fast-food, prefira hambúrguer de frango sem maionese;
·         Na churrascaria, peça salada de entrada e acompanhe o grelhado com 1 porção de carboidrato não-frito.
9. Troque a sobremesa por receitas menos calóricas!
Mousse de limão diet preparado com iogurte desnatado e gelatina diet é uma ótima opção como lanche da noite ou sobremesa.
10. Antes de ir para festas, coma um lanche!
Antes de sair, faça um lanche saudável e que lhe garanta saciedade. Assim você tem mais chances de não atacar um junk food.
Não esqueça que a palavra chave é REEDUCAÇÃO. Não existem receitas prontas, o que vai fazer você ter sucesso é sua DISCIPLINA, foi assim que eliminei 25kg, com muito esforço.
Se você quer emagrecer procure um bom Nutricionista que lhe indique os alimentos conforme as suas necessidades, as dietas são elaboradas de acordo com o que você realmente precisa, por isso as dietas de revista e internet não funcionam, ou funcionam por pouco tempo, elas não levam em conta o seu dia a dia e sua realidade.
Grande abraço, até breve.

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