sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Mulheres na Musculação

Olá!

Trabalho há 12 anos com musculação, e como boa praticante e observadora que sou, noto algumas mudanças que vem acontecendo neste meio. Um território sempre dominado pelo público masculino no que se refere a treinamento de alta intensidade, hoje ganha novas e dedicadas adeptas.

As mulheres estão treinando com mais afinco e dedicando-se ao treino de forma mais intensa (pelo menos boa parte delas), muito diferente de anos atrás, quando as poucas mulheres que apareciam na musculação queriam somente perder medidas, o papo era sempre o mesmo: diminuir coxas e quadril. 
Hoje percebo que todos os dias aparecem alunas novas querendo treinar pesado, principalmente a musculatura dos membros inferiores. Acredito que o padrão de beleza da mulher vem ganhando novos contornos, pode até não ser o aspecto de pernas mega musculosas que atraiam a maioria, mas com certeza ter um corpo super definido está sim na lista de desejo de muitas mulheres. Vejo que mulheres com corpo feminino, que entram em um jeans 38 mas com músculos aparentes é o padrão de beleza mais desejado no momento, pelo menos é a clientela que mais chega até mim.

Mas como chegar lá?


O caminho é árduo, disso não temos dúvida, mas adianto os passos que levam você a chegar até lá: dieta, disciplina, treino intenso, suplementação e paciência, estes são os componentes do "pacote".

Quando o assunto é Musculação aparecem várias opções de treino e suplementos novos que prometem milagres, mas uma coisa é certa, sempre se acreditou que a mulher tem mais dificuldade em obter resultados mais expressivos com os treinos quando comparados aos resultados nos homens. Acreditava-se que o treino da mulher deveria ser muito diferente do treino masculino, o que não condiz com a realidade de um trabalho bem feito, os métodos devem sim ser parecidos, ou até iguais.
Na realidade, apesar da mulher ter diferenças hormonais, fisiológicas e anatômicas o treinamento com sobrecargas não diferencia muito do treinamento aplicado aos homens, porém, alguns fatores devem ser atentamente observados.

De acordo com Drinkwater (2004.p.26) o sexo (masculino ou feminino) não tem influência na adaptabilidade dos músculos submetidos ao treinamento resistido intenso, porém a massa muscular total é menor nas mulheres devido a menor área transversal do seu conjunto de fibras musculares.

Outro fator é o hormonal. A quantidade de testosterona produzida pela mulher é muito reduzida, o que não permite um grau de hipertrofia muito grande, e sua definição muscular também é menor devido à quantidade de estrógeno, que tende a uma retenção hídrica. Sendo assim, não é levantando halteres de 2kg e tornozeleiras de 3g que você vai virar a mega musculosa da academia, por isso treine pesado sem medo. Corpo com músculos volumosos é algo muito difícil de ser alcançado, há quem passe a vida inteira sem conseguir alcançar esta façanha.

De fato, homens desenvolvem mais força do que as mulheres, principalmente em membros superiores. Alguns treinadores sugerem um pouco mais de volume, mas a estrutura do treino é muito semelhante para ambos os sexos. Algumas mulheres objetivam o enrijecimento de certas áreas específicas como a região entre as pernas e glúteos, então os treinos são mais concentrados nestas regiões, da mesma forma que um praticante do sexo masculino deficiente em peitoral treina com mais ênfase este músculo.
Na musculação temos a oportunidade de treinar os grupos musculares isoladamente ou em conjunto de forma muito eficiente, sendo assim é necessário o acompanhamento de ótimo profissional e um treinamento estruturado de acordo não só com os objetivos, mas também que atenda as reais necessidades do praticante.

Bóra começar a treinar?

Grande abraço.

Dani.

3 comentários:

  1. Olá!!Muito legal as dicas;) Uma dúvida, qual a suplementação indicada pra mulher?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karine. Existem muitos suplementes amplamente utilizados para melhora da performance, existem os ditos queimadores e também aqueles destinados ao ganho de massa muscular. O ideal é você procurar um nutricionista esportivo, pois este é o profissional mais habilitado a lhe indicar a forma correta de usar, porém vou lhe dar algumas dicas. Praticantes de musculação devem ter uma alimentação super balanceada e regrada, além disso, no quesito suplementação, o Whey Protein, BCAA e Glutamina são ótimos para quem quer modelar e tonificar o corpo. Continue acompanhando as dicas, em breve vídeos e dicas de exercícios. Abraço.

      Excluir
  2. Já são muitas as mulheres que praticam musculação com diferentes objectivos. Quando fazemos musculação de forma controlada tem grandes benefícios sobre o nosso organismo.
    Outro aspecto importantíssimo é a nossa alimentação, quando damos ao nosso organismo os nutrientes necessários, vamos conseguir treinar com mais energia, definir mais os músculos e recuperar melhor após o treino

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do Blog, Fique à vontade para perguntar e contribuir. Grande Abraço, Dani.